“[…] o mais importante que devemos saber é que nele (credo apostólico) se encontra resumida e de modo claro toda a história de nossa fé e que nada contêm nele que não se possa confirmar com sólidos e firmes testemunhos da Escritura”

João Calvino

CALVINO, João. As Institutas. Tradução de Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã, 2002, vol. II. cap. XVI, grifo nosso.


Qual a importância do Credos?

“Na história da Igreja Antiga, há muitos momentos em que a fé cristã foi formulada em razão de problemas teológicos correntes. Basicamente, a manifestação da Igreja irá direcionar sua confissão de fé sobre as pessoas da Trindade e como essas pessoas estão relacionadas com a obra salvadora realizada na pessoa de Jesus Cristo. Quem é o Deus Triúno e como as três pessoas da Trindade têm uma relação única visando a salvação do ser humano são as respostas principais que encontramos no Credo da Igreja Antiga. Esse momento confessional da Igreja Cristã, encontra-se na história e no conteúdo dos Credos Apostólico, Niceno e Atanasiano e que são a base para a Confissão dos Reformadores a partir do século XVI.”

Dr. Clóvis J. Prunzel

PRUNZEL, Clóvis Jair. Documentos Confessionais da Reforma. Canoas: Ulbra (org.), 2015, p. 23.


Credos Ecumênicos

Credo Apostólico

Credo Niceno-constantinopolitano

Credo Atanasiano

 

Deixe um comentário