Patrologia

“Três razões para estudar os pais da igreja (teólogos e bispos do I ao IV século).

Primeira, os pais são os ‘mais próximos beneficiários da tradição apostólica’. Em minhas próprias palavras, eles viveram e trabalharam em aproximação hermenêutica com os escritores bíblicos, especialmente os do Novo Testamento.

Segunda, os pais, ‘ajudam-nos a entender nossas próprias raízes’ na fé.

Terceira, muitos pais escreveram e viveram como pastores. Eles escreveram para ajudar as pessoas a agarrar-se ao ensino de Cristo. Até onde conheço, a teologia não era vista como uma profissão ou ocupação no primeiro milênio. Ela foi vista mais como um concomitante do cuidado pastoral. […] Textos escritos de tal perspectiva tendem a ser existenciais, experimentais e práticos. A teoria não se permite correr livre.”

Michael Casey

CASEY, Michael. apud HALL, A. Christopher. Lendo as Escrituras com os Pais da Igreja. São Paulo: Ultimato, 2003, p. 56, grifo nosso.


Este espaço destina-se a apresentar de forma sintética algumas das principais obras e documentos literários (cartas, epístolas, tratados, etc.) de mestres e colegiados do cristianismo antigo no decorrer dos cinco primeiros séculos.

Obs.: as produções identificadas nessa página (por meio dos links abaixo) estão disponíveis de forma “livre” na internet, deste modo, não infringindo nenhum direito legal sobre autenticidade ou propriedade vigente. Cada apresentação está devidamente identificada, e seus publicadores devidamente creditados. Por suas publicações, a estes (Christian Classics Ethereal Library e Documenta Catholica Omnia), o IBS expressa seus mais profundos préstimos.

Corpo Diretor
IBS – Instituto Bíblico Sapiranguense


Coleção: Christian Classics Ethereal Library

Escritos dos Pais e Doutores da Igreja

Coleção: Documenta Catholica Omnia

Escritos dos Pais e Doutores da Igreja