Logo IBS

O Instituto Bíblico Sapiranguense (IBS) fundado em Vinte e Oito de fevereiro do ano de Dois mil e Vinte (28/02/2020) é uma instituição CRISTÃ, de cunho privado, sem fins lucrativos, de caráter interdenominacional e interconfessional, inscrita sob o CNPJ: 39.659.853/0001-75, localizada na cidade de Sapiranga/RS (*Estatuto Social do IBS).

O IBS tem como sua finalidade central o objetivo de ensinar e expandir o Santo Evangelho de Jesus Cristo entre os homens, mediante o estabelecimento de práticas constantes e extensivas no âmbito da pesquisa teológica-filosófica. Para esse fim, se utiliza das principais bases metodológicas desse seguimento (Teologia Bíblica, Histórica, Prática e Sistemática), de suas áreas específicas (Apologética, Homilética, Missiologia, Patrística, Patrologia etc.), como também das demais Ciências a ela inter-disciplinar (Antropologia, Arqueologia, Geografia, Sociologia, Psicologia, etc.).

Sua estruturação intelectual parte da revelação bíblica, pelos meios da fé cristã, não excluindo, nem inferiorizando a atuação da ração humana na busca do conhecimento religioso, mas a submetendo ao caminho da fé como última instância de análise e transversalidade do conhecimento humano, entendendo que o quê não pode ser racionalizado na teologia cristã, pode ainda ser crido, e desta forma desfrutado em paz e satisfação por quem a possui.

Em sua missão ministerial o IBS procura desenvolver uma construção pedagógica por meio do ensino e proclamação da fé bíblica em Jesus Cristo. Para isso, apresenta em seu projeto ministerial a via educacional, entendendo, conforme as Escrituras Sagradas (Ef 4.11-16), que deve inteirar meios para aglutinar os processos que serão ferramentas do agir do Espírito Santo por meio de seus colaboradores. Deste modo, estamos permanentemente em fase de “construção” pedagógica, docente e estrutural, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento de cursos de caráter: Livre e Oficial (segundo bases e diretrizes educacionais da República Federativa do Brasil), em níveis/categorias de formação Inicial, Intermediária, Graduação e Pós-Graduação em Teologia. Além disto, na busca de oferecer e expandir sua missão ministerial, promove o debate teológico em diversos segmentos e esferas sociais, se utilizando para isso de meios técnico-estruturais como: Fóruns, Palestras, Seminários, Simpósios e afins.

Seu caráter interdenominacional e interconfessional, derivam de sua postura não congregacional nem confessional, ou seja, o IBS não é uma congregação (mesmo que faça parte da Igreja), nem pertence ou está juridicamente ligado a nenhum sínodo, convenção, rede ou qualquer outra forma de estruturação eclesial, além de não se estabelecer de maneira concorde ou proselitista com nenhuma ação-doutrinal do meio cristão. Desta maneira, assume como prerrogativa inicial manter sua essência de autonomia confessional, propondo em sua realidade funcional o ato de servir ao Corpo/Igreja de Cristo com independência doutrinária, procurando apenas estabelecer vínculos absolutos com os únicos elementos irrevogáveis e inegociáveis da Escritura Sagrada.

O IBS confessa como valores cristãos e da verdadeira inspiração e revelação divina apenas os meios oferecidos pela Escritura Sagrada (judaico-cristã). Contudo, salienta haver por base em fatos históricos oferecidos pela tradição eclesiástica: coerência, harmonia e retidão, na sistematização de documentos e eventos produzidos pela iluminação do Deus Espírito Santo através da una, santa, universal e apostólica Igreja de Jesus Cristo. Estes (documentos, concílios, etc.) apresentam reciprocidade em ordem submissiva para com as Escrituras Sagradas, se tornando desta maneira merecedores de confiança e tutela pelo Corpo de Cristo. Desta forma, o IBS parte sua estruturação confessional dos seguintes pontos teológicos, validando-os e praticando-os:

Princípios Fundamentais da Reforma Protestante

Somente a Escritura (Sola Scriptura)
Somente Cristo (Solus Christus)
Somente a Graça (Sola Gratia)
Somente a Fé (Sola Fide)
Somente a Deus a Glória (Soli Deo Gloria)
*Para maiores informações sobre o tema, acesse: Cinco Solas

Credos Ecumênicos

Credo Apostólico
Credo Niceno-constantinopolitano
Credo Atanasiano
*Para maiores informações sobre o tema, acesse: Credos

Os Quatro Primeiros Concílios Ecumênicos (apenas em ressonância com os cânones que afirmam a Escritura Sagrada e os Credos).

I Concílio de Nicéia (325 d.C.)
I Concílio de Constantinopla (381 d.C.)
I Concílio de Éfeso (431 d.C.)
Concílio de Calcedônia (451 d.C.)
*Para maiores informações sobre o tema, acesse: Os Quatro Primeiros Concílios Ecumênicos

Deste modo, o IBS estabelecido essencialmente sobre a Escritura Sagrada (judaico-cristã) e amparado intelectualmente sobre os elementos teológicos-filosóficos descritos anteriormente, estabelece seu confessionalismo por meio da seguinte: *Declaração de Fé

Portanto, assumisse de forma indispensável – por entender-se como uma qualidade requerida deste meio – uma postura que prioriza critérios como sobriedade e tolerância, valores que são absolutamente vitais para a constituição de um “agente” referencial em desenvolvimento e pesquisa teológica. Entretanto, salienta-se que o IBS possui como base primordial de sua ação a plena responsabilidade de não se ab-rogar de suas convicções pétreas, nem permitir em nenhuma circunstância que as consciências cativas a Palavra de Deus sejam constrangidas e/ou usurpadas pelo erro do ceticismo e suas nuances.

Agradecemos o interesse por esta instituição, convidamos a todos a desfrutarem dos serviços (site, cursos, palestras, etc.) deste ministério da Palavra de Deus, que visa como seu axioma elementar o inefável ato de glorificar ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo.

Soli Deo Gloria

Corpo Diretor

* Links com informações complementares.

Deixe um comentário