“Jesus convida os Seus para um relacionamento de amor com Ele e de um para com o outro. A alegria dos Seus deve ser encontrada nEle, não em si mesmos. O amor vem de Seu amor por eles. Assim o amor deles, de um para o outro, não vem do amor-próprio e da auto-estima, tampouco aumenta a auto-estima. A ênfase está na comunhão, na frutificação e na prontidão para ser rejeitado pelo mundo. A identificação do crente está em Jesus ao ponto de sofrer e segui-lO até a cruz. Somente através da semântica forçada, da lógica violentada e da exegese ultrajada alguém pode querer demonstrar que a auto-estima é bíblica ou mesmo parte da tradição ou do ensino da igreja.”

Martin e Deidre Bobgan

BOBGAN, Martin; BOBGAN Deidre. Auto-estima para Cristãos?. Disponível em: <http://airtonwilliams.blogspot.com.br/2010/03/auto-estima-para-cristaos-martin-e.html&gt;. Acesso em: 14 ago. 2017.


Livros

Este espaço procura informar e sobriamente induzir à uma edificante e saudável leitura de obras das principais áreas da teologia cristã.

As obras sugeridas nesta página correspondem de forma concreta às principais divisões encontradas na estruturação das ciências teológicas universalmente aceitas, as mesmas são:

  • Teologia Bíblica (Crítica Textual, Exegética, Hermenêutica, Panorama Bíblico, etc.);
  • Teologia Sistemática (Apologética, Doutrinal, Dogmática e Filosófica);
  • Teologia Prática (Litúrgica, Missiológica, Pastoral, Espiritual, etc.);
  • Teologia Histórica (Patrística, Escolástica e Movimentos Teológicos).

Obs.: Cabe ressaltar que as obras a seguir correspondem a singulares interpretações, oriundas de diversas escolas teológicas, o que leva inevitavelmente a distinções agudas (algumas até mesmo paradoxais), quanto aos temas abordados similarmente em suas descrições. Fato que entendemos ser de imenso valor constitutivo, pois: abona a liberdade de fé e pensamento; constrói a unidade por meio da diversidade; estimula a tolerância; fortalece a busca por um autêntico ecumenismo; além de proporcionar outros predicativos que fortalecem a pesquisa teológica.

Corpo Diretor
IBS – Instituto Bíblico Sapiranguense


Estudos Bíblicos

 


Teologia Sistemática


Teologia Prática


 

Apologética


 

Teologia Histórica

Deixe um comentário